Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Zumbi é o símbolo do orgulho afro



Zumbi dos Palmares é o grande símbolo da consciência negra no Brasil. Líder do Quilombo dos Palmares (localizado na atual região de União dos Palmares, em Alagoas), que foi uma comunidade autossustentável formada por escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas brasileiras.

O Brasil possuía muitos quilombos, mas Palmares alcançou alta sofisticação, vindo a ser reconhecido como reino ou até mesmo uma república. Ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal e chegou a ter 30 mil habitantes.
Zumbi nasceu livre em Palmares, no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos de idade.

Batizado como Francisco, Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim e ajudava diariamente na celebração da missa.

Apesar destas tentativas de aculturá-lo, Zumbi escapou em 1670 e com 15 anos, retornou ao seu local de origem. Zumbi se tornou conhecido pela sua destreza na luta e estrategista militar respeitável quando chegou aos 20 anos.
Por volta de 1678, o governador da Capitania de Pernambuco, cansado do longo conflito com o Quilombo de Palmares, se aproximou de outro líder de Palmares, Ganga Zumba, com uma oferta de paz.

Foi oferecida a liberdade para todos os escravos fugidos se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa. A proposta foi aceita, menos por Zumbi, que desafiou a liderança de Ganga Zumba. Prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, Zumbi tornou-se líder único de Palmares.
15 anos após Zumbi ter assumido a liderança, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para organizar a invasão do quilombo.

Em 6 de fevereiro de 1694, a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido.

Apesar de ter sobrevivido, foi traído. Apunhalado, resiste, mas é morto com 20 guerreiros quase dois anos após a batalha, em 20 de novembro de 1695.

Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador Melo e Castro. Em Recife, a cabeça foi exposta em praça pública para desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.

Nenhum comentário: