Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Programação do Distrito Federal para o Dia 20 de novembro inclui degustação de acarajé e contação de histórias

Em Brasília a Fundação abre suas portas a uma das mais conhecidas quituteiras do Planalto Central, Yayá Ribeiro. Yayá ira preparar o mais famoso prato de culinária afro-baiana, eleito como patrimônio imaterial brasileiro: o acarajé. A distribuição de senhas para os interessados na degustação acontece ao meio-dia desta sexta-feira, dia 20 de novembro, na sede da Fundação.

Já em Planaltina, de 16 a 20 de novembro, no Centro de Ensino Fundamental (CEF) Mestre D´Armas, no Vale do Amanhece, acontece a Oficina "Conta-contos, a arte de contar e ouvir histórias" - projeto selecionado pelo Edital idéias criativas, promovido pela Palmares e que integra a Agenda 20 . A oficina é voltada para crianças, jovens e adultos, que aprenderão parlendas, trava-línguas, jogos de palavras e mitos da diáspora negra. Tão antiga quanto o desenvolvimento da fala, a arte de contar histórias era uma prática dos griôs africanos - os contadores de história.

O objetivo é incentivar as artes da negritude dentro do espaço escolar e também refletir sobre implementação da lei nº 10.639/2003 - que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira nas escolas.

No dia 21, no encerramento às 10h, serão apresentados os resultados das oficinas, além de dança afro, hip hope exposições de artesanatos e várias atividades culturais.

A Oficina é coordenado pela professora e historiadora Edileuza Penha de Souza.

CEF Mestre D´Armas - Rodovia DF 130 km 26 - Vale do Amanhecer - Planaltina-DF

Nenhum comentário: