Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Edson Santos abre ciclo de palestras para diplomatas

Eu sou exceção em uma sociedade ainda muito desigual. A regra no Brasil é o negro não ocupar função de ministro”, disse o titular da SEPPIR, Edson Santos, nesta segunda-feira (5/10), durante palestra para diplomatas em curso de aperfeiçoamento no Instituto Rio Branco, em Brasília.
Edson Santos lembrou que atualmente quase metade da população brasileira é negra (pretos e pardos, conforme o IBGE) e que, no próximo censo demográfico, esse segmento será maioria, o que reforça a necessidade de políticas diferenciadas. O ministro acrescentou que o país ainda não incluiu o negro no processo produtivo, mas a experiência brasileira tem sido objeto de atenção em todo o mundo, especialmente depois da criação da SEPPIR, em 2003. “Poucos têm um órgão de primeiro escalão para cuidar da igualdade racial”, afirmou.
Além da criação da SEPPIR, uma das medidas ressaltadas por Edson Santos para dar oportunidades de acesso às populações historicamente excluídas é a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial (PL nº 6.264/2005) e do Projeto de Lei que cria cotas para o ingresso de negros nas universidades, ambos em tramitação no Congresso Nacional.
A palestra do ministro foi descontraída e pontuada por perguntas dos diplomatas.
O embaixador Fernando Guimarães Reis, diretor geral do Instituto Rio Branco, elogiou:
“Nossos contatos com a SEPPIR são frequentes. O ministro nos prestigia pela terceira vez.
Abrimos com chave de ouro este ciclo de palestras”.
Representação – O ministro aproveitou o encontro para questionar por que o Itamaraty tem uma representação diplomática branca se o país possui a segunda maior população negra do mundo.
Enfatizando que, para tentar reduzir a distorção, existe o Programa de Ações Afirmativas do Instituto Rio Branco, que conta com o apoio da SEPPIR.
Pelo Programa, são selecionados bolsistas para participar do curso preparatório para o ingresso na carreira diplomática. Em 2008, foram selecionados 32.

Nenhum comentário: