Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

quarta-feira, 18 de março de 2009

No Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial (21 de março) um Tributo ao Poeta Oliveira Silveira

O Museu Treze de Maio realizará neste dia, a partir das 10 horas, uma homenagem ao poeta Oliveira Ferreira Silveira, recentemente falecido. A data lembra o Massacre de Shaperville, ocorrido em 1960, na cidade de Joanesburgo. Naquele ano, o governo racista da África do Sul passou a exigir que o povo negro sul-africano portasse cartões de identificação, com especificação dos locais por onde poderia circular.

Era uma manifestação pacífica, com 20 mil participantes protestando contra a “lei do passe”, a maioria mulheres e crianças. Ao alcançar o Bairro de Shaperville, os manifestantes foram recebidos a bala pelas tropas do exército, sendo mortas 69 pessoas, ficando 186 feridas.

A notícia e as cenas da tragédia ganharam as páginas dos principais jornais e televisões do mundo. Para não esquecer o acontecido, a Organização das Nações Unidas instituiu essa data, como o “Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”. O Massacre foi também determinante para que Mandela optasse pela luta armada.

Para lembrar a data, o Museu Treze de Maio (MTM) realizará um sarau literário, com abertura da mostra fotográfica sobre o Poeta Oliveira Silveira. Na sua história de vida, dois fatos sobressaíram: primeiro, ele foi um dos idealizadores do “Dia da Consciência Negra” e segundo, incluiu na sua produção literária a figura do negro como parte integrante da vida campeira gaúcha: na charqueada, na fazenda, carreteando, no galpão...

“Desde os tempos primitivos

Do velho pago nascente

O negro esteve presente

E junto ao guasca bagual

Mostrou valentia igual

Quando não foi mais valente”.

Oliveira Silveira


Fonte: Rubinei Machado

Nenhum comentário: