Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Orgulho negro tomou a Bonifácio

Um domingo quente e ensolarado como a África veio brindar a Quizomba, a festa de encerramento da Semana da Consciência Negra em Cachoeira do Sul. Muitos artistas passaram pelo palco montado na Praça José Bonifácio para mostrar o talento da comunidade afrodescendente cachoeirense e dar sua palavra de orgulho e vitória de uma etnia que enfrentou muitas dificuldades para manter a sua cultura e que até hoje precisa lutar por aspectos básicos de inclusão e respeito.
Desde os sons e danças africanas até os hits do funk, todos os ritmos de origem ou influência negra foram convidados para participar da “festa alegre”, tradução do termo africano “quizomba”, que agitou a praça até o cair da noite. Destaque para o Grupo Filhos da Noite, que trouxe para a praça um pouco dos misteriosos terreiros de quimbanda, com uma representação das entidades Exu Sete Encruzilhadas e Pomba-gira Maria Padilha das Almas. Também chamou a atenção a dupla Cleiton de Iemanjá e Maria Eloá dos Santos, que fizeram uma exposição de bonecas de pano negras e ainda trouxeram um pouco da culinária típica com bolo de milho, bolo de amendoim e pão de ervas.
AVALIAÇÃO - O presidente da Associação Cachoeirense de Cultura Afro-brasileira (Acca), Evilásio Trindade, considerou que a festa superou as expectativas dos promotores, cumprindo seu papel de incentivar o orgulho negro na população afrodescendente local e promovendo uma festa aberta e alegre para toda a comunidade cachoeirense. “Apenas lamentamos a fraca participação dos grupos das escolas”, disse o presidente. A Quizomba deve ganhar uma segunda edição no ano que vem, já aguardada por muitos dos participantes da festa de ontem, garante Trindade.

Quizomba tomou conta da praça, com muita música, ritmo e tradições dos descendentes afro,A Quizomba foi promovida pela Acca, Movimento Negro Unificado (MNU) e Unegro,

Nenhum comentário: