Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Cultura afro movimentou a kizomba



A Kizomba que foi promovida pela Associação Cachoeirense de Cultura Afro (ACCA), União dos Negros pela Igualdade (Unegro), Movimento Negro Unificado (MNU), e grupos Zumbi dos Palmares, Cor da Pele e Raízes, na Praça José Bonifácio, na tarde de ontem, foi uma festa que contou com a presença de diversas etnias.
A atividade, que foi realizada para marcar o final da Semana da Consciência Negra, contou com um grande público. Segundo o presidente da ACCA, Evilásio Trindade, o evento também serviu para mostrar que o negro é consciente e sabe do desfio que tem que enfrentar todos os dias. Além disso, o encontro mostrou como negro é capaz de realizar e organizar a caminhada.
AUSÊNCIA - A grande ausência na festa foi a da homenageada, a "Imperatriz da Negritude", Maria Leontina Rodrigues, negra de 112 anos, que não pôde comparecer. Os organizadores fizeram questão de ressaltar que mesmo com a ausência de Leontina, ela continuará sendo o exemplo de luta e perseverança para os negros.
Trindade salientou que este ano a Semana da Consciência Negra obteve um grande avanço, pois, contou com a participação de várias escolas estaduais e municipais, que organizaram atividades variadas e contribuíram para a valorização da cultura afro.
A Kizomba da Praça José Bonifácio teve amostra de um pouco de cada coisa da cultura da comunidade negra. A praça de alimentação foi organizada pela professora Maria Eloá dos Santos, que levou pratos típicos da culinária afro. Eloá, que é do MNU, relatou que o evento é o símbolo da unificação dos movimentos negros da cidade.
EVENTO - Para o babalorixá Cleiton Santos, o evento serviu para mostrar um pouco da religião afro-brasileira. O encontro mostrou ainda a beleza negra. A corte da mais bela negra da ACCA se fez presente durante todo o evento.
O vice-presidente da ACCA, Luciano Ramos, relatou que, na próxima quarta-feira, acontecerá o ciclo de palestras, na Câmara de Vereadores, e, no dia 30, a escolha da corte de mais belos negros infantis. A promoção encerrará o mês dedicado à cultura afro. Ramos agradeceu a cobertura dos eventos da semana feita pelo Jornal O CORREIO.

Nenhum comentário: