Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

CODENE TEM NOVA COMPOSIÇÃO

Codene elege representantes da sociedade civil por Isadora Gasparin
O Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Codene) elegeu, na sexta-feira (7), as 12 entidades representantes da sociedade civil que, juntamente com 12 órgãos governamentais, formarão o plenário do Conselho no biênio 2008-2010, conforme a Lei 11.901/2003. As entidades eleitas são:
Africanamente – Porto AlegreTitular: Mário Augusto da Rosa DutraSuplente: Mirian Cristiane Alves
Associação Comunitária Remanescente de Quilombo da Armada - CanguçuTitular: José Alex Borges MendesSuplente: Miguel Ribeiro
Associação Cultural de Mulheres Negras – Passo FundoTitular: Francisca Izabel da Silva BuenoSuplente: Elaine Oliveira Soares
Associação das Entidades Recreativas Culturais e Carnavalescas de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul – Porto AlegreTitular: Victor Hugo Rodrigues AmaroSuplente: Deoclecio SouzaAssociação Negra de Cultura – Porto AlegreTitular: Evandoir Carvalho dos SantosSuplente: Maria Cristina Ferreira dos Santos
Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul – Porto AlegreTitular: Maria Dinora Rodrigues RibeiroSuplente: Manoel Soares
Grupo de Apoio ao Esporte e a Cultura - PelotasTitular: Sérgio Augusto DornelesSuplente: Marina Vieira da SilvaIlê Axé Yemonja Omi Olodo e C.E.U. Cacique Tupinamba – Porto AlegreTitular: Walmir Ferreira MartinsSuplente: Paulo Ricardo Carvalho CentenoInstituto Pró-Fundação Leopold Sedar Senghor – Porto AlegreTitular: Mauro Eli Leal ParéSuplente: Vilma Maria de Souza TerresNúcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Santa Maria - Santa MariaTitular: Carmen Deleacil Ribeiro NassarSuplente: Marta Íris Camargo MessiasSociedade Beneficente Cultural Floresta Aurora – Porto AlegreTitular: Luís Alberto da SilvaSuplente: Ubirajara Carvalho RodriguesSociedade Beneficente, Educativa, Cultural, Recreativa Quilombo – Bento GonçalvesTitular: Tatiana de Madruga ChagasSuplente: Ilemar de AssisPara Plínio Zalewski, diretor do Departamento de Cidadania e Direitos Humanos da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, o pleito foi representativo e o objetivo agora é a concentração de esforços em torno de uma agenda de projetos que inclua todos os segmentos da comunidade negra. “O momento é de união, de construção de projetos para melhorar a vida da comunidade negra no Rio Grande do Sul por meio de políticas públicas”, enfatizou.O Codene é vinculado à Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, através do Departamento da Cidadania e dos Direitos Humanos, e tem como objetivo formular políticas públicas de atendimento e proteção dos direitos da comunidade negra, além de promover a qualificação e o resgate da cidadania da população negra.
APRESENTAÇÃO DAS ENTIDADES
NEAB - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Santa Maria (SANTA MARIA)A entidade não Governamental NEAB-UFSM foi criado em 2003, com o objetivo principal de ser um núcleo interdisciplinar de apoio aos projetos de ensino pesquisa e extensão desenvolvida na UFSM como também as ações afirmativas desenvolvidas em Santa Maria e região sobre as questões relacionadas ao segmento afro-descendente da sociedade brasileira. Por isso tem promovido eventos com o objetivo de capacitar os professores em exercícios e trabalhar com o que determina a lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, devidamente registrados na UFSM. Desde o segundo semestre de 2005, a Coordenação do NEAB-UFSM oferece a DCG Relações Raciais e Educação ao Curso de Letras com objetivo de trabalhar com os acadêmicos a lei 10.639.
Instituto Pró-Fundação Leopold Sedar Senghor (POA)O Instituto Pró-Fundação Leopold Sedar Senghor atua formalmente já desde de 1984. É uma extensão de Fondation Léopod Sedar Segnhor, casa mãe sediada em Dakar, capital da Republica do Senegal país africano. Como Centro de Estudos afro brasileiros e orientais desenvolve a pesquisa e a difusão da cultura aplicada aos diversos campos da arte literatura religiões e ciências humanas. A partir disso desenvolve atividade de custo social artístico esportivo e de caráter assistencial sendo registrado na CNAS. A entidade pauta suas ações prioritárias como: voltadas ao Museu de Cultos Afro religioso, ao trabalho de resgate da auto -estima vai ao programa de TV”mama áfrica , TVPOA canal 6 e a parte literária mediante a edição a publicação de um livro voltado a saúde mental do afro descendente. Este último alem de vir ao encontro dos objetivos do instituto buscou atender a demanda da sociedade Sul Brasileira de Psicanálise.O livro foi lançado em 2007. As repercussões têm sido muito favoráveis, pois, a par dos lançamentos nas feiras de livros de Porto Alegre a interior do Estado tem havido muita procura da parte de professores de estudantes e do publico em geral e mesmo de alguns municípios que os tem adquirido comporem o acervo de suas bibliotecas. Associação Negra de Cultura (POA)A entidade não governamental Associação Negra de Cultura, fundada em oito de dezembro de 1987, com sede em Porto Alegre é uma associação cultural (no sentido antropológico de cultura), sem fins lucrativos e de duração indeterminada com a seguinte finalidade: desenvolver atividades culturais através de um trabalho sistemático: oferecer espaço físico e social ao seu filiados; contribuir para a organização e fortalecimento da comunidade negra porto-alegrense; realizar intercambia com outros setores negros brasileiros ou estrangeiros ou da sociedade em geral; fazer publicações, periódicas ou não, com vista divulgar suas atividades e atingir seus objetivos; e contribuir para melhoria das condições de convivência democrática com os demais grupos sociais, etnias e culturas, na perspectiva de uma sociedade igualitária (do ponto de vista sócio-econômico). multirracial e pluricultural. Ao longo dos anos, vem editando o Informativo NEGRALDEIA.
Sociedade Beneficente, Educativa, Cultural, Recreativa Quilombo (BENTO GONÇALVES)A entidade Sociedade Beneficente, Educativa, Cultural e Recreativa Quilombo foi fundada em 29/04/2002 para resgatar, divulgar e defender a história do negro. Faz parte dessa Sociedade o Grupo de Dança Senzala, que se apresenta em todo o Rio Grande do Sul, assim como recebe convites para apresentar-se em Universidades também contando a história do negro através da dança. Alem disso a Sociedade participa de diversos eventos Municipais, como: Feira do Livro, Semana da Consciência Negra, etc. Recebemos da Prefeitura de Bento Gonçalves a doação de um terreno para a construção da nossa sede definitiva.
CUFA - Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul (POA)A Central Única das Favelas /CUFA é um movimento social formado a partir das reuniões entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro - geralmente negros e pertencentes ao movimento Hip Hop - que buscavam espaço na cidade para expressar suas atitudes e questionamentos. Com resultados dos primeiros encontros, eles descobriram que juntos eles poderiam se organizar em torno de um ideal: transformar as favelas em torno dos próprios talentos e potencias diante de uma sociedade em que a discriminação por causa da cor, classe social e origem ainda não foram superadas. Desde a fundação buscou-se um pólo de produção e inclusão social desenvolvendo projetos de educação, esportes, profissionalização, cultura, inclusão social nas periferia: sobretudo a partir da criação das CUFAs estaduais na maior parte do Brasil. A metodologia da organização é baseada no conceito de Fair Trade (trabalho em rede) .Hoje em nos 27 estados brasileiros as unidades da CUFA totalizam cerca de 50 bases de trabalhos na periferia do Brasil. No Rio Grande do Sul, a CUFA-RS foi fundada novembro de 2005.
Associação Comunitária Remanescente de Quilombo da Armada (CANGUÇU)A comunidade Quilombola da Armada dá apoio às demais comunidade quilombolas do municípios de Canguçu que são: Iguatemi, Favila, Manoel do Rego, Moçambique, Porto Grande e Passo do Lorenço. Apóia levando informações a todas e ajudando no seu desenvolvimento e nas suas reivindicações. ACMUN - Associação Cultural de Mulheres Negras (PASSO FUNDO)A ACMUN tem como objetivo instrumentalizar mulheres adolescentes e meninas negras para o desenvolvimento de ações para o combate ao racismo, ao sexismo e homofobia e para a melhoria das condições de vida. Através do processo de construção da cidadania: elevando a auto-estima, denunciando publicamente preconceitos e ações de violência contra a mulher, promovendo a saúde e prevenindo as DST/AIDS. Gantindo os direitos sexuais e reprodutivos e direitos humanos, apoiando o processo ensino/aprendizagem e resgatando valores culturais e civilizatórios. Contribuindo para a elaboração de uma sociedade fundada em valores de justiça, equidade e solidariedade, onde a presença e contribuição da mulher negra sejam acolhidas como bem da humanidade.
Ilê Axé Yemonja Omi Olodo e C.E.U. Cacique Tupinambá (POA)Organizada em janeiro de 1996, na cidade de Porto Alegre, com objetivo principal de estudar e pesquisar a cultura afrodescendente através do resgate de entidades e de seu patrimônio cultural o ILê Asê Yemonjá Ami-Olodô vem se constituindo como comunidade – Terreira, Pessoa Jurídica e organizada - fazendo anualmente em julho sua festa máxima de 16 dias de duração. Hoje o Ilê não é mais somente constituído em sua religiosa, mas também abre seu espaço para projetos sociais para a comunidade. Festas culturais – artísticas, trabalhos de aumento da auto-estima com crianças e adolescentes negros, oficinas de canto, de capoeira, encontros de vivenciadores de religião e retiros religiosos com formação pedagógica. O Ilê trabalha em parceria com organizações e pessoas para o desenvolvimento de seus trabalhos.Africanamente (POA)Africanamente, organização criada em abril de 2001, com o objetivo principal de valorizar a cultura afrodescendente com instrumento positivo de educação alternativo através de resgate de identidade e seu patrimônio cultural. Para isso trabalhamos em parceria com pessoas e/ou entidades que acreditem na necessidade e na possibilidade de uma sociedade mais justa e fraterna onde os valores civilizatórios africanos são fundamentais na construção de um novo conceito de viver em comunidade.Excelentes resultados tem sido percebidos nos aspectos emocionais e cognitivos das pessoas que neles participam tais como : Reconstrução de sua auto –estima e identidade; resignação da sua participação na comunidade; resgate da dignidade pessoal e coletiva; construção de novas formas de relacionamento alicerçados na étnica e na filosofia afrodescendentes; reestruturação familiar emancipação de sujeitos responsáveis pelo seu destino; diminuição da evasão escolar. O crescente numero de convites para a participação em debates palestras e relato de experiência retificam nossas praticas e motivam a comunidade de nosso trabalhoAECPARS - Associação das Entidades Recreativas Culturais e Carnavalescas de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul (POA)A AECPARS é uma entidade sem fins lucrativos e foi fundada em 09 de fevereiro de 1960. Ao longo de sua existência a entidade vem desenvolvendo vários eventos na área cultural onde destacamos os seguintes : festivais de samba, concurso de reis e rainhas Momos (mirim adulto e maturidade) do carnaval bem como a concurso da rainha gay; ensaios técnicos (muambas ); Dia nacional do samba; seminários; oficinas variadas; palestras; intercambio nacional e internacional na área da cultura do carnaval; curso de formação e indicação de jurados tanto em Porto Alegra como em outras Cidades. Participando de julgamentos nos seguintes eventos da cultura popular: concurso de fantasias de rainhas; samba de música populares (marchas de carnaval pagode e outros ritmos . Por fim, o maior da cultura popular brasileira o CARNAVAL (desfile das escolas de samba de POA e Região Metropolitana).
Grupo de Apoio ao Esporte e a Cultura (PELOTAS)A ONG Grupo de Apoio ao Esporte e a Cultura - GAEC foi criado com objetivo de proporcionar uma inclusão social através da atividade esportiva, cultural e sócio ambiental, em 28 de setembro em 1999. Esta entidade foi construída em uma iniciativa do Movimento Social Negro e trabalha no corte racial. A ONG GAE, através de suas ações na comunidade urbanas e quilombolas, têm conseguido atingir um entrosamento cultural de afrodescendentes, fazendo com que as comunidades possam ter uma troca de experiências no sentido positivo. O planejamento feito por esta ONG é de poder oportunizar aos afrodescendentes terem mais espaço na sociedade para que eles possam usufruir dos seus direitos como cidadão. Sociedade Beneficente Cultural Floresta Aurora (POA)A Sociedade Beneficente Cultural Floresta Aurora é “mais antiga que a própria liberdade”. Fundada na cidade de Porto Alegre em 13 de dezembro de 1872, portanto antes da abolição da escravatura por negros forros (escravizados que haviam conquistado a liberdade). A Sociedade Floresta Aurora, situava-se entre as ruas Floresta (atual Cristóvão Colombo), o que segundo relatórios originou seu nome. Desde sua criação é considerado o ponto máximo de referencia social e cultural.
Associação Cultural Beneficente Floresta Montenegrina (MONTENEGRO)A Associação Cultural Beneficente Floresta Montenegrina foi fundada em 28 de setembro de 1916. Na época houve um grande encantamento com a Floresta Aurora de POA, que norteou as outras Sociedades , e o nome foi colocado de ” Floresta Montenegrina”. Nos dias de hoje, a Associação Beneficente Floresta Montenegrina, tem como princípio, a preservação da cultura afrodescendente com trabalhos de reconstrução, através do programa de cidadania. Realiza comemorações da datas nacionais, conferências literárias e projetos sociais, construindo a identidade étnica do povo afrodescendente e valorizando a ação social, com prestação de serviços à comunidade em geral, valorizando o ser humano como um todo.
Associação dos Amigos do Museu Treze de Maio (SANTA MARIA)Entidade oriunda da antiga Sociedade Cultural Ferroviária Treze de Maio, fundada em 13 de Maio de 1903, que hoje abriga a Associação dos Amigos do Museu Comunitário Treze de Maio. Esta entidade foi construída em uma iniciativa do Movimento Social Negro local , na tentativa de resgatar e recuperar este legado histórico .Desde 2001 buscamos enquanto gestores deste patrimônio construir parcerias e interfaces com instituições de fomento para viabilizar a construção de nosso museu comunitário, viabilizando nossos projetos para crianças e adolescentes como :oficinas de dança-afro, capoeira, Hip-Hop, percussão, teatro, seminários e palestras, além das reuniões do movimento negro etc. Hoje, através de convênios e parcerias firmados, o espaço está sendo reformado e remodelado para abrigar os sonhos e a realidade de nosso povo que está alijado de qualquer processo de contrução cultural.
Clube Cultural Recreativo Braço é Braço (RIO GRANDE)A entidade não governamental Clube Recreativo Cultural Braço é Braço, fundado em 1° de janeiro de 1920, foi um Clube criado pelos negros do Rio Grande. Sua criação teve a participação do ex-deputado Carlos Santos e outros membros. Criaram um clube para que comunidade negra de Rio Grande tivesse lazer, alfabetização e cursos. Com toda a dificuldade existente, ao longo dos anos a comunidade negra do Rio Grande do Sul escreveu sua historia na comunidade riograndense, Este Clube, que hoje tem oitenta e oito anos, resistiu e resiste até hoje com seus pares de Diretoria para a sobrevivência ao tempo.

Nenhum comentário: