Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Afinal, onde estão os negros do Brasil?


Afinal, qual a situação dos negros na atualidade? 120 anos após a abolição da escravatura a etnia ainda é vítima de preconceito velado e luta para conquistar seu espaço. Este e outros temas como religiosidade afro e auto-estima estarão em debate amanhã, às 20h, na Câmara de Vereadores. O evento é promovido pela Associação Cachoe-irense de Cultura Afro-brasileira (Acca), aberto gratuitamente ao público.
A vice-diretora da Escola Marieta Ribeiro, Telda Assis, será uma das palestrantes. Ela falará justamente sobre o papel que os negros ocupam na sociedade atual. “Feliz do negro que teve e tem a oportunidade de crescimento intectual e profissional, por isso sou a favor das cotas sejam em cargos públicos ou universidades. Elas são a oportunidade para aqueles que ainda lutam arduamente por seu espaço”, defende Telda

PERIFERIA - Dados da pesquisa que será apresentada por Telda dão conta de que 70% das pessoas que vivem nas periferias são negras. “Apesar de algumas dificuldades impostas pela sociedade, os negros vêm com muito empenho melhorando suas condições de vida nos últimos anos”, ressalta Telda. Ela também falará sobre a Lei 10639/2003, que torna obrigatória a inclusão de história e cultura afro nos currículos escolares.


O que diz o estudo de Telda
>> SAÚDE
Os dados revelam que uma criança negra de até 5 anos de idade tem 67% a mais de chances de morrer do que uma criança branca, concluindo que 76 crianças negras morrem para cada mil nascidas vivas. Entre as crianças brancas este número é de 46 para cada mil.
>> EMPREGO
Já entre os adultos, os homens e mulheres negros que trabalham com carteira assinada representam 41% e os brancos 58%. Para cada 100 empregados, 51 sobrevivem com um salário mínimo. Destes 79% são negros.
>> CLASSE MÉDIA
O crescimento econômico do país em 2007 beneficiou, de maneira particular, a população negra. Foi o que revelou o estudo A Nova Classe Média, divulgado no ano passado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). De acordo com o levantamento, a quantidade de afrodescendentes na classe média aumentou de 39,24% em 2002 para 50,87% em 2007, um avanço de 11 pontos percentuais. No mesmo período, a quantidade de brancos na classe média saltou de 43,64% para 51,57%, ou seja, um avanço mais tímido, de aproximadamente oito pontos percentuais.
>> POBREZA
Apesar do crescimento, a quantidade de negros na classe C (média) está ligeiramente abaixo da média geral da população. Um dos principais critérios usados pela FGV para definir alguém como pertencente à classe média é a renda familiar mensal, compreendida entre R$ 1.064 e R$ 4.561.
>> TRABALHO INFANTIL
Em relação à sua inserção precoce no mercado de trabalho, os negros de 10 a 14 anos somam 20,5% em relação aos brancos de mesma faixa etária, com 14,9%. É importante ressaltar que a maioria dos trabalhadores no Brasil é composta por negros.
>> EDUCAÇÃO
A respeito da área de ensino no país, cerca de 18% da população não sabe ler nem escrever. Deste índice, 35,5% são negros, enquanto que os brancos detêm uma margem de 15%. Em todos os níveis de escolaridade a participação do branco é superior em relação aos negros. O sistema de cotas possibilitou que o número de negros que ingressam em universidades aumentasse nos últimos cinco anos.
>> VIOLÊNCIA
Segundo um levantamento realizado pelo Ministério da Justiça, a quantidade da população carcerária é constituída por 95% de pessoas pobres. Dentro dessa porcentagem, 65% são negros. Além disso, 27% dos brancos respondem em processo de liberdade, enquanto que apenas 15% dos negros desfrutam do mesmo direito.
>> JUSTIÇA
Um outro dado revela também que 42% dos brancos que estão presos apresentam testemunhas de defesa ao tribunal e somente 25% dos negros conseguem apresentar este tipo de prova. Em relação ao índice de condenados que são absolvidos, os negros detêm uma porcentagem de 27% e os brancos chegam a 60% de absolvidos.
>> BRASIL
Apesar de haver mais de 65 milhões de negros no país, a maioria é de analfabetos, tendo o menor salário, representando a grande maioria da população carcerária, bem como nas favelas e no subemprego, e sendo ainda a minoria nas universidades e no mercado de trabalho.


Nenhum comentário: