Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Agenda Afro-descendente nas Américas

Zulu Araújo, presidente da Fundação Cultural Palmares, fará palestra sobre a contribuição dos afro-descendentes na construção das Américas no Encontro Ibero-Americano - Agenda Afro-descendente, que será realizado em Cartagena, Colômbia, de 16 a 18 deste mês. O Encontro, que está sendo organizado pelo Ministério da Cultura da Colômbia, pretende ser um marco na cooperação multilateral dos países ibero-americanos, que têm definido a diversidade cultural como uma proposta comum de integração. Segundo os organizadores, um dos pilares da política de diversidade cultural da região é a plurietnicidade e a multiculturalidade existente. Por isso, o evento será um marco onde um enfoque diferencial para a comunidade afro-descendente adquire vital importância.
Segundo a organização, este primeiro encontro oferecerá uma valiosa oportunidade para construir uma posição coletiva a partir dos Estados e particularmente dos Ministérios da Cultura da região sobre a indiscutível contribuição afro-descendente na construção da sociedade pan-americana e seus avanços.
O Encontro servirá ainda para criar um espaço de reflexão em torno da cultura afro-descendente nos países da América Latina e Caribe, que implicará a construção de políticas públicas para o reconhecimento da diversidade cultural, e para compartilhar experiências e estimular o desenvolvimento de uma agenda de cooperação cultural, com o objetivo de buscar alternativas para melhorar a condição de vida da população afro-descendente latino-americana.
Logo no primeiro dia do evento, o presidente da Fundação Cultural Palmares apresentará aos participantes um projeto de integração afro-latina desenvolvida pela Fundação. Zulu Araújo mostrará o piloto do Observatório Intercâmbios Afro-Latinos, que tem por objetivo estimular o diálogo entre as comunidades afro nos países latino-americanos.
Como parte do evento, está agendado um encontro de ministros da Cultura dos países ibero-americanos para discutir uma agenda interinstitucional voltada para as questões afro-descendentes nas Américas.

Nenhum comentário: