Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Coleção África e Diáspora: Malunga Thereza Santos - a história de vida de uma guerreira

A Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) lançou em 22 de setembro o livro Malunga Thereza Santos - a história de vida de uma guerreira, de autoria de Thereza Santos.
O livro apresenta aspectos da história de sua vida: infância; construção da consciência negra; participação nos movimentos estudantil e político brasileiros; exílio em países africanos; participação em lutas pela libertação de países africanos; militância em prol da comunidade negra no Brasil, Guiné Bissau e Angola; vida política; discriminações sofridas; e teatro e carnaval como instrumentos de luta. Vivências que a transformaram em uma guerreira negra. Thereza Santos é uma mulher negra, nascida no Rio de Janeiro no final da década de 1930. É carnavalesca, publicitária, atriz, autora, diretora de teatro e professora.
Esta obra apresenta a história de vida de uma mulher negra entrelaçada com a História do Brasil, de racismo, perseguição política, luta, militância e esperança na construção da sociedade brasileira.A EdUFSCar, em colaboração com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade, inaugura com este livro a Coleção África e Diáspora, que busca abranger temas gerados por experiências e pensamentos de comunidades e de pessoas negras, em diferentes contextos sócio-históricos, abordados sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Pretende-se, com as obras publicadas, atingir a comunidade acadêmica, integrantes do Movimento Negro, pessoas interessadas em conhecer e aprofundar conhecimentos sobre a multiplicidade de vivências, saberes, espiritualidade, tecnologias, significados do viver produzidos ao longo da história da humanidade, no continente africano e nos diferentes territórios da diáspora.
A coleção reunirá trabalhos que focalizem dados e informações relativos à população negra, às relações étnico-raciais e aos conhecimentos gerados, tanto no seio de diferentes culturas africanas do período pré-colonial a nossos dias, como na recriação do mundo africano na diáspora.
Fonte: Fundação Cultural Palmares

Nenhum comentário: