Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Capoeira é candidata a Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro

Salvador - O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Brasil – IPHAN- vota HOJE, 15 de julho, o pedido de registro da Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
A sessão, no Palácio Rio Branco, em Salvador, na Bahia, deverá contar com as presenças do ministro interino da Cultura, Juca Ferreira; do governador da Bahia, Jacques Wagner; do presidente do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida e do presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo. O reconhecimento de uma das maiores expressões culturais afro-brasileiras como patrimônio cultural imaterial foi uma iniciativa do Ministério da Cultura e do próprio IPHAN.
O processo solicita a inscrição do ofício dos mestres de capoeira no Livro dos Saberes e da roda de capoeira no Livro das Formas de Expressão. Uma grande roda de capoeira vai acompanhar a votação na Praça Tomé de Sousa, em frente à sede do governo baiano, onde haverá shows dos percussionistas Naná Vasconcelos, Wilson Café e Ramiro Musotto e do mestre capoeirista Lorimbau. A festa continua, a partir das 19h30, no Teatro Castro Alves, com a abertura da exposição Na Roda da Capoeira.
São pinturas, instrumentos musicais, folhetos de cordel e outras manifestações que fazem parte do inventário para o registro da Capoeira como bem imaterial. Os internautas vão poder acompanhar toda a programação ao vivo pela internet. O link estará disponível no site www.cultura.gov.br do Ministério da Cultura do Brasil.

Nenhum comentário: