Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

sábado, 21 de junho de 2008

'Vozes negras no Brasil' premiado em Nova Iorque

A série de doze programas de rádio produzida pelos repórteres Railda Herrero e Mario de Freitas, do serviço brasileiro da Rádio Internacional da Holanda, intitulada "Vozes Negras no Brasil - Especial sobre Afrodescendentes", ganhou medalha de prata no Festival Mundial de Rádio de Nova Iorque de 2008. A premiação acontece em 19 de junho, na cidade que é a mais multicultural dos Estados Unidos e foi fundada por holandeses.Vozes Negras no Brasil apresenta uma radiografia apurada da realidade dos afrodescendentes sob o ponto de vista deles. De Norte a Sul do país, os entrevistados falam de suas realidades, de seus sonhos, de sua cultura.
Esses depoimentos, repicados de musicalidade afro, compõem um mosaico que retrata o cotidiano dessa população, que representa 49% do povo brasileiro. É a primeira vez que apenas em uma série de programa de rádio há um retrato bastante detalhado dos mais de 80 milhões de afrodescendentes no Brasil, a partir do enfoque dos protagonistas.
A cor da metade do paísNo Brasil, quase metade da população se auto-reconhece como afrodescendente. No entanto, apesar de ter a segunda maior população de negros no mundo, os indicadores sociais brasileiros mostram que a pobreza tem cor: é negra.
Nessa série, os repórteres colheram depoimentos de lideranças afros de diversas regiões do Brasil. Eles fazem um balanço da realidade vivida por quem enfrenta diariamente as diferenças registradas nos indicadores sociais.
Um dos assuntos dessa série de programas é o "racismo cordial" existente na sociedade brasileira. Apesar do preconceito racial, os entrevistados detalham as melhorias conquistadas nos últimos trinta anos, decorrentes também dos avanços do movimento negro.TemasNos diferentes programas são abordados ainda temas como educação, religiosidade afro, saúde, cultura e música.
E há uma mostra de algumas manifestações culturais típicas e da forte influência afro no país. A série ainda apresenta retratos do mundo de diferentes comunidades remanescentes de escravos fugitivos. E mostra o papel forte das mulheres nestas e em outras diferentes comunidades afros.
A proposta do Bureau Brasil da Radio Nederland era dar uma pequena contribuição ao debate sobre a realidade do negro no país. O projeto contou com o apoio da agência holandesa de cooperação para o desenvolvimento Cordaid.

Nenhum comentário: