Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Manifestações lembrarão que Abolição não foi concluída

S. Paulo – O dia 13 de maio deste ano será marcado por manifestações negras e anti-racistas em todo o país, que terão como tônica a denúncia de que a Abolição, no Brasil, está incompleta porque não significou a inclusão da população negra aos direitos básicos da cidadania. Negros tem uma expectativa de vida, em média, seis anos menor que os brancos, segundo os dados oficiais.Em todas as capitais e grandes cidades estão programadas atividades e atos de protesto. As principais manifestações acontecerão em S. Paulo, capital, com a XII Marcha Noturna pelas ruas do centro, e a Caminhada da Jornada de Manifestações e Denúncia dos 120 anos de Abolição não concluída, que acontece em Itapecerica, cidade da região metropolitana da Grande S. Paulo.Em Brasília, o ministro chefe da Seppir, Edson Santos, fará um café da manhã com a Imprensa, para lembrar a data e ressaltar a importância da luta contra o racismo no Brasil e da mobilização da sociedade para que seja aprovado o Estatuto da Igualdade Racial. A Afropress, foi convidada para a coletiva e estará presente, por intermédio do seu colaborador/correspondente em Brasília, jornalista Sionei Leão.
Marcha Noturna
No primeiro minuto do dia 13 começa a XII Marcha Noturna, promovida pelo Instituto do Negro Padre Batista, entidade negra ligada à Igreja Católica, e por mais uma dezena de entidades, entre as quais a Comissão Nacional Anti-racismo da CUT, os Agentes de Pastorais Negros (APN's) e o Movimento Brasil Afirmativo. O tema da manifestação este ano será “120 anos da falsa Abolição – Pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial”. A Marcha Noturna tornou-se uma tradição, desde 1.997 quando foi realizada pela primeira vez, tendo como tema “Negros nas Ruas na Madrugada de 13 de Maio”.
Trajeto
A manifestação deverá reunir pelo menos 2 mil pessoas, segundo estimativas das entidades organizadoras, e percorrerá ruas do centro da capital paulista marcadas pela história negra. Começa na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, na Rua do Carmo, esquina com a Tabatinguera, local em que os escravos rebeldes, condenados à morte recebiam as últimas bênçãos da Igreja antes de serem executados.Também era nesta esquina que as crianças abandonadas eram deixadas, acolhidas e batizadas pelo bispo local, na Roda dos Enjeitados, construída em 1.924, pela Santa Casa. Foi na Rua Tabatinguera que também foi construída a primeira forca de S. Paulo. A Igreja da Boa Morte é tombada pelo Patrimônio Histórico de S. Paulo.
A Marcha segue depois pela Praça Clóvis Bevilácqua, Praça da Sé (onde até o século XVII havia um Pelourinho), seguindo pela Rua Roberto Simonsen, Venceslau Brás, Quinze de Novembro e Largo do Rosário, onde em 1.724, foi construída a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que mantinha até o século XIX, um cemitério para enterro de negros.A Marcha continua pela Avenida S. João, Rua Líbero Badaró, Viaduto do Chá, Praça Ramos de Azevedo, Rua Conselheiro Crispiniano, e finalmente Largo do Paissandu, onde será encerrada em homenagem à luta e a resistência da Igreja.
Caminhada
A outra grande manifestação prevista acontece em Itapecerica, cidade da região metropolitana da Grande S. Paulo, que promove a “Caminhada pela Jornada de Manifestações e Denúncia dos 120 anos da Abolição Não concluída”, marcada para as 17h, que pretende chamar a atenção da população para o fato de que 70% das pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza no Brasil são negras.A Caminhada começa na Rua Bélgica até a Praça Martin Luther King e termina no Espaço Cultural Parque Paraíso, onde haverá apresentações de grupos de Rap, como o Produto Loco, Da Trilha, Conspiração 157 e Tropa Periférica. Segundo o rapper Denis Rodrigues dos Santos, da Associação H2 M.O.R. Hip Hop Movimento Organizado de Rua e coordenador do Movimento Brasil Afirmativo, em Itapecerica, são esperadas pelo menos 500 pessoas na Caminhada em Itapecerica.

Nenhum comentário: