Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Proposta oficializa Hino à Negritude em todo o País

A Câmara examina o Projeto de Lei 2445/07, do deputado Vicentinho (PT-SP), que oficializa o "Hino à Negritude" em todo o Brasil. O estado de São Paulo já possui lei com teor semelhante. Composto pelo professor e poeta negro Eduardo de Oliveira, o hino deverá ser tocado em todas as solenidades dirigidas à raça negra. De acordo com o projeto, a lei entrará em vigor na data de sua publicação e o Poder Executivo regulamentará a nova legislação no prazo de 90 dias a partir de sua promulgação.
Lacuna histórica
O parlamentar lembra que a proposta foi apresentada originalmente em 1966 e reapresentada em 1993 e 1997 por diferentes deputados. Apesar de não ter sido rejeitada por seu mérito, constitucionalidade ou técnica legislativa, não foi adiante. Segundo Vicentinho, isso ocorreu "por razões calcadas apenas pela resistência em admitir a necessidade de se preencher uma lacuna histórica da nossa sociedade".
De acordo com Vicentinho, o objetivo é o "reconhecimento da trajetória do negro na formação da sociedade brasileira e da inexistência de símbolos que enalteçam e registrem este sentimento de fraternidade entre as diversas etnias que compõem a população brasileira".
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Nenhum comentário: