Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

sábado, 22 de março de 2008

Mestres de Capoeira vão criar um Conselho Estadual

Alagoas- No dia 4 de abril, cerca de 30 mestres de capoeira de todo o Estado se reúnem no Memorial da República para discutir a criação do Conselho Estadual de Mestres de Capoeira – CEMCAL.
A reunião, prevista para acontecer a partir das 14h, tem como pauta principal a criação de uma ONG para congregar os mestres de capoeira que trabalham em projetos conjuntos, a fim de beneficiar a comunidade de capoeiristas do Estado.
O grupo pretende ainda cobrar, junto a entidades e órgãos públicos, ações específicas para a capoeira, participando ativamente de discussões sobre a obrigatoriedade do ensino da cultura afro e da África nas escolas, inclusive a arte da capoeira.
Organizados pelos mestres Cláudio, Tunico, Condi, Girafa, Ventania, Jacaré e Jorge Ceará, o conselho se reúne toda terça, às 19h, na sala do Neab, no Espaço Cultural da Ufal, que fica na praça Sinimbú.
Entre as propostas do grupo estão a formação dos capoeiristas, sem intervir diretamente na maneira de trabalho de cada mestre; a participação dos mestres como autores de um livro didático sobre capoeira na escola, iniciativa do mestre Cláudio, e a organização e eleição do novo conselho de mestres de capoeira. Atividade - O grupo organiza ainda uma roda de Capoeira Angola.
Os jogos acontecem todo primeiro domingo de cada mês, a partir do dia 6 de abril, no posto 7, Jatiúca, sempre a por volta das 16h30. Os toques e fundamentos da música são de Angola, todos os interessados em conhecer esta cultura estão convidados. A atividade tem o objetivo de integrar mestres e grupos e também atender a necessidade de turistas que procuram conhecer mais este tipo de capoeira.
O grupo estende as atividades com as rodas de Capoeira-Angola até o final do ano. Além do jogo, haverá distribuição de materiais educativos, sobre a história da capoeira, dos mestres e inclusive textos de livros escritos por mestres acadêmicos. Para as atividades o grupo conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Ufal e da Secretaria de Cultura do Estado. Fonte globo.com

Nenhum comentário: