Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

SAUDE DA MULHER , parte 1


Por que as mulheres não conhecem o HPV?
Um dos vírus mais comuns entre as pessoas com vida sexual ativa

O HPV (Papilomavirus humano) é um dos vírus que mais contamina as mulheres em todo mundo. Sabe-se que em mais de 80% dos casos, o HPV não se manifesta, mesmo assim, os cuidados e a prevenção são de extrema necessidade. sso porque o papilomavirus é o principal agente causador do câncer de colo do útero que mata, anualmente, em nosso país, mais de 7 mil mulheres.

No mundo este número chega a 230 mil. É o segundo tipo de câncer com maior número de óbitos no Brasil. Só perde para o câncer de mama. Um sério problema é a falta de informação sobre o HPV, que atinge mulheres de todas as classes sociais e idades. “Apesar de ser um dos vírus mais comuns e atingir 25% do sexo feminino mundial, poucas são as mulheres que conhecem a gravidade do problema.

Falta conscientizar e educar as mulheres sobre esse mal”, alerta Dr. Sérgio Nicolau ginecologista da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Verrugas e ardor nos órgãos genitais, dor durante a relação sexual são alguns dos sintomas de problemas causados pelo papilomavírus, além do câncer de colo do útero, que já é um estágio avançado da sua manifestação. Apesar das graves conseqüências causadas pelo vírus, ele é um dos mais fáceis de tratar.

Hoje em dia a biologia molecular é a grande “arma” para a descoberta precoce do papilomavírus. “O exame de captura híbrida é a evolução nos diagnósticos do HPV. Como é o único capaz de rastrear o DNA do vírus, o tratamento é mais eficaz, pois a pessoa sabe se está contaminada antes da manifestação e qual o tipo de HPV ela possui (alto ou baixo risco)”, explica o ginecologista. Porém, os exames mais comuns são o Papanicolau - que detecta alterações nas células do colo de útero e da vagina - e a Colposcopia, que possui um maior índice de acerto no diagnóstico das doenças causadas pelo HPV.

Há ainda a prevenção ao HPV com cuidados básicos de higiene pessoal, parceiro fixo ou redução de número de parceiros, visitas regulares ao ginecologista e/ou urologista e tratamento médico para o casal e, não apenas um dos parceiros.

SAIBA MAIS SOBRE HPV :
O que é: - O HPV (sigla em inglês para Human Papiloma Virus) é uma família de vírus com mais de 80 tipos. Vive na pele e nas mucosas genitais tais como vulva, vagina, colo de útero e pênis. Trata-se de uma infecção adquirida através de contato sexual. - Nos genitais existem duas manifestações clínicas: as verrugas genitais que aparecem na vagina, pênis e anus; e outra forma, que é microscópica, que aparece no pênis, vagina e colo de útero. Na vulva, ele causa a doença chamada condiloma genital. - A consequência mais grave é quando ocorre infecção na região genital, podendo ocasionar lesões que, se não tratadas, pode se transformam em câncer de colo do útero. Estudos indicam que cerca de 99% das mulheres que têm câncer do colo uterino, foram antes infectadas pelo HPV.

Sintomas e diagnóstico
- Na maioria das vezes, a infecção pelo HPV não apresenta sintomas. O vírus pode ficar instalado no corpo por muito tempo sem se manifestar, apesar de poder ser transmitido. Pode entrar em ação em determinadas situações como na gravidez ou numa fase de estresse, quando a defesa do organismo fica abalada. - A mulher tanto pode sentir uma leve coceira, ter dor durante a relação sexual ou notar um corrimento. O mais comum é ela não perceber qualquer alteração no corpo. - Atualmente, já é possível diagnosticar o HPV antes que a doença se manifeste. O exame de captura híbrida® (considerado avanço no rastreamento de câncer do colo depois do Papanicolaou) detecta o DNA do vírus, o que facilita a prevenção das doenças causadas pelo mesmo, além de detectar a gravidade do papilomavírus presente na mulher. Além disso, os exames de papanicolau ou a colposcopia também são utilizados por médicos, mas só detectam as doenças depois que elas se manifestam.

Tratamento
Uma vez detectado, e se está causando lesão específica, as células do local devem ser submetidas à destruição química ou física. O procedimento deve sempre ser indicado e realizado por médico especialista. - Em seus estágios iniciais, as doenças causadas pelo HPV podem ser tratadas com sucesso em cerca de 80% dos casos, impedindo que a paciente tenha maiores complicações no futuro. - O HPV pode ser controlado, mas ainda não há cura contra o vírus. Deve ser feito o acompanhamento sistemático. - A melhor arma contra o HPV é a prevenção e se fazer o diagnóstico o quanto antes.

Prevenção
- Manter cuidados higiênicos
- Ter parceiro fixo ou reduzir o número de parceiros
- Usar preservativos em todas as relações sexuais
- Visitar regularmente seu ginecologista e fazer exames de prevenção
- É importante que o parceiro também procure um médico para verificar se ele está com o vírus.

Nenhum comentário: