Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Com uma câmera na mão


O ator e diretor Paulo Betti coletou depoimentos e imagens no Carnaval de Sorocaba para o seu futuro documentário – ainda sem data de estréia e com exibição programada para o Canal Brasil. O vídeo pretende retratar os costumes e traçar um paralelo entre os negros do Brasil e da África do Sul.
A idéia surgiu durante uma viagem feita por Paulo Betti à cidade de Ouagadougou, capital de Burkina Faso, localizada no coração da África do Sul. O ator esteve no continente africano para divulgar o filme “Cafundó” no Fespaco (Festival Panafricano do Cinema e Televisão de Ouagadougou) e, com uma câmera na mão, resolveu documentar a experiência naquele país durante cinco dias.
Paulo Betti prosseguiu as filmagens durante o desfile do bloco “Amigos do Quilombinho”, ocorrido sábado, em Sorocaba. O ator, munido de sua câmera, caminhou pelo bairro Vila Leão e entrevistou diversos moradores da região.

As lentes também captaram a apresentação musical dos integrantes do projeto Quilombinho. O ator – acompanhado da atriz Mariana Melgaço – aproveitou para filmar o samba-de-roda e o maracatu, com a participação de praticamente todos os envolvidos no bloco carnavalesco. “Parece que eu estou aqui a trabalho, mas na verdade eu vim me divertir”, comentou Paulo Betti.

Tietagem
Paulo Betti nasceu em Rafard, interior de São Paulo, mas passou a infância e a adolescência na Vila Leão. Ele morou na casa de número 203 da rua Caramuru e, até hoje, mantém uma intimidade com os moradores da região.
O ator, no caminho entre a casa de seus familiares e o Feirão do Mangal (concentração do bloco Quilombinho), foi abordado diversas vezes por amigos e fãs.
Paulo deu autógrafos, entrou em algumas residências para visitar colegas do bairro e posou para fotos.
Segundo Paulo Betti, a Vila Leão era considerada o reduto dos negros de Sorocaba. Há aproximadamente 40 anos, 95% dos moradores do local eram representantes da raça.

Nenhum comentário: