Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Brasil tem a primeira universidade da América Latina voltada para os negros

Pioneira na América Latina, a Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares (Unipalmares), em São Paulo, é a única universidade idealizada e voltada para a população negra do Brasil. A instituição foi inaugurada em 2004, com a idéia da integrar negros e não-negros na discussão sobre a diversidade racial no país. Atualmente, 90% dos estudantes são afro-descendentes.
Em entrevista ao programa Revista Brasil da Rádio Nacional AM, o reitor da Unipalmares, José Vicente, explicou que as aulas são focadas na realidade da população negra do Brasil. “Por exemplo, a nossa aula de economia foca bastante a história econômica do negro. Nossa sociologia da grade curricular trabalha muito o aspecto raça e nossa filosofia trabalha a eqüidade social.”
Segundo o reitor, 40% do corpo docente é formado por doutores e mestres negros. “O que também é uma novidade, porque é um número altíssimo, considerado a média da presença do negro na qualidade de professor nas instituições de ensino.”
Vicente afirmou que a universidade tem a intenção de tornar o estudante mais crítico no mercado de trabalho e na hora de tomar decisões. “Esse jovem vai ter que enfrentar essa realidade no mercado de trabalho. É importante que ele tenha a consciência crítica e elementos para conscientizar os que estão em sua volta e levar em conta o aspecto da história do país na hora de tomar uma decisão.”
O reitor disse que a história da população negra brasileira é “amplamente discutida” na sala de aula, com o objetivo de fazer o resgate histórico de todos os que contribuíram para a construção do país e reconhecer dentro do processo histórico os “grupos que ficaram marginalizados”.
A Unipalmares tem caráter comunitário e não tem fins lucrativos. A instituição oferece os cursos de Administração e Direito

Nenhum comentário: