Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Panorama Histórico da Consciência Negra

Conforme fatos históricos, pelos anos de 1570, quarenta escravos refugiaram de um engenho de Pernambuco, à noite, armados de foice e cacetes, caminharam dias e noites,chegaram em lugares de difícil acesso até encontrarem lugar seguro. Foi assim que começou a história de Palmares.
Foi com esse grupo de escravos que se desenvolveu uma dinâmica de troca, o trabalho com sua estrutura social revivia as organizações sociais dos antigos reinos africanos.
No início o quilombo de Palmares tinha poucas pessoas, mas essa comunidade chegou a ter 30 mil aquilombados, sem dúvida nenhuma o primeiro estado livre nas Américas.
Palmares era constituído de vários quilombos não móveis, sendo 12 deles de grandioso valor, visualizando os grandes quilombos, notamos que os negros estavam em uma sala de duas janelas, sendo que na primeira vêem o passado de seus descentes em seus países de origem.
Na segunda janela eles vêem o presente e o futuro,nesta visão do passado, presente e futuro, descobre-se que a resistência marcará a vida de multidões e isto devolve à comunidade quilombola, a capacidade de retornar com esperança a difícil caminhada de resistência.
Notamos que na visão do passado, a comunidade recorda toda sua ancestralidade e sua expectativa está cheia de otimismo.
Os 12 quilombos de outrora com aproximadamente 30.000 pessoas (12x30x1000) - 360.000 são todos os que resistiram no passado. O significado desta soma nos dá a esperança e nos remete ao presente para continuarmos resistindo nas diversas maneiras de transformações sociais, pois o Brasil é o segundo país no mundo constituído de população negra e só perde para a Nigéria, país africano. (Fonte AFROPRESS, colunista Antonio Carlos do Nascimento 11/01/2008)

Nenhum comentário: