Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira do Sul, Rs, Brazil
Fundada em 19 de Junho de 2000, com objetivo de pesquisar, resgatar e incentivar a cultura e os costumes da raça negra através de atividades recreativas,desportivas e filantrópicas no seio no seu quadro social da comunidade em geral, trabalhar pela ascensão social, econômica e politica da etnia negra, no Municipio, Estado e no Pais.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


NEGROS QUEREM SEU LUGAR NA COMUNIDADE

Câmara aplaude negros destaques de 2007, os históricos carnavalescos Elusa Alves e Aracy Leite


A Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira do Sul prestou na noite de ontem uma homenagem a Elusa Alves e Aracy Leite, fundadores da Associação Cachoeirense de Cultura Afro-brasileira (Acca) e personalidades carnavalescas de Cachoeira do Sul, pela passagem do Dia da Consciência Negra. Com apresentação do grupo Olorum, da Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha, e do filho de Aracy, André Leite, a data serviu para que as lideranças negras se reunissem e se abraçassem no Dia de Zumbi, que marca a Semana da Consciência Negra no Brasil.
A homenagem pela data reaqueceu um debate cada vez mais presente no cotidiano de Cachoeira: por que mais negros não ocupam lugar de destaque na sociedade cachoeirense? Para o advogado e ex-procurador jurídico do Município João Edgar da Silva Filho, Cachoeira do Sul é comandada por uma sociedade rica e elitizada que, em sua maioria, é branca. A falta de negros com cargos importantes na cidade decorre diretamente da situação econômica dos cidadãos negros, entende João Edgar. “Existe uma dificuldade natural, falta de apoio e de instrução, situação colaborada pelas entidades que não possuem recursos para incentivar os movimentos negros”, completa.
No entanto, o advogado nota uma sensível melhora na auto-estima dos próprios negros em busca de suas oportunidades. “Tudo passa pela consciência de se valorizar a raça negra, e isso deve iniciar na família”, aponta o advogado, citando os filhos, Henrique e Iole, como o maior orgulho de sua vida por dedicarem-se aos estudos e estarem inserindo-se ativamente na sociedade.
DISCRIMINAÇÃO - O administrador do parque industrial da Celetro, Ely Antônio Teixeira Duarte, aponta a discriminação como um fator que ainda precisa ser superado no mundo inteiro. “Apesar de nunca ter sofrido nenhum tipo de discriminação, até mesmo freqüentando espaços onde há somente cidadãos da raça branca, não posso fechar os olhos para uma situação que é claramente vista no contexto mundial”, ressaltou. Conhecido pelos amigos como Martelo, ele revela ter entrado no assunto há poucos dias. “Discutíamos que às vezes o próprio negro sente dificuldade de se impor e conquistar o seu espaço. Porém não podemos utilizar a discriminação como desculpa. Os negros não podem se acomodar, precisam mostrar suas potencialidades”, indicou Teixeira.
A jovem Joice Beatriz dos Santos, 22 anos, segunda-princesa negra do Rio Grande do Sul e acadêmica de Educação Física, confirma o fator discriminação, apontando já ter sofrido isto diretamente quando era estudante. Para Joice, a Globo está retratando na novela Duas Caras a realidade de como os negros são vistos no Brasil, como domésticos e favelados. Para Joice, o caminho para mudar essa visão passa pela educação. “Por isso sou a favor das cotas, afinal sei que em alguma altura da minha vida vou sofrer com a discriminação”, apontou, acrescentando ainda que ao participar de um movimento negro foi discriminada por sua pele ser mais clara. “Infelizmente, o problema existe nos dois lados”, reclamou. Joice acredita que os movimentos e associações de defesa da cultura negra deveriam ser menos divergentes e lutar por um objetivo único para serem reconhecidos perante a sociedade.



Os homenageados na Câmara
Elusa Alves, 70 anos> Além de fundadora da Acca, Elusa Alves também ajudou a formar a Escola de Samba Unidos da Vila, entidade hexacampeã do Carnaval cachoeirense. Atualmente, Elusa preside a Unidos da Vila. Elusa foi diretora da Liga Operária Cachoeirense e presidenta da Liga Carnavalesca Cachoeirense de 2005 a 2006. Foi idealizadora do I Seminário Municipal da Etnia Negra, em 2006, que contou com palestras e exposição de fotos, fantasias e troféus alusivos à cultura negra. No aniversário de 19 anos da Unidos da Vila, em março deste ano, Elusa comandou uma série de atividades despertando a valorização do negro na sociedade.
Aracy Leite, 71 anos> Também fundador da Acca, Aracy iniciou no meio carnavalesco aos 12 anos, no bloco já extinto Os Filhos do Dragão, mesma idade em que começou a trabalhar. É fundador do Clube União Independente, da Escola Artilheiros do Samba, Clube dos Subtenentes e Sargentos e Acca. Campeão por sete anos consecutivos, Aracy vê com tristeza o Carnaval nos dias atuais. “O Carnaval está sepultado em Cachoeira do Sul após um incidente de anos atrás. Para que ele volte a ser exemplo como em outras décadas, é necessário que apareça alguém com muita força e boa vontade, disposto a desempenhar um trabalho com seriedade. Com organização para buscar apoio e verba o Carnaval de Cachoeira pode ressurgir das cinzas”, declarou.
(materia do jornal povo , edição de 21/11/07 http://www.jornaldopovo.com.br/ )

Nenhum comentário: